Sensação de dormência nos dedos e até mesmo perda de força nas mãos são sintomas comuns na síndrome do túnel do carpo, doença causada pela compressão do nervo mediano no punho.
Porque o nome Túnel do Carpo?
É a região do punho que funciona como um canal bem delimitado pelos ossos do punho de um lado, e um ligamento espesso do outro. Por esse canal passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano.
“Como é um espaço restrito, afecções inflamatórias e o espessamento dos tendões ou do ligamento reduzem o espaço para a passagem do nervo, comprometendo sua sensibilidade”, afirma o ortopedista Fernando Zambone, especialista no tratamento de doenças da mão e punho.
O nervo mediano origina-se na coluna cervical e percorre todo o membro superior até chegar na mão.
Uma avaliação clínica é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado. “O nervo pode estar acometido antes da sua passagem pelo túnel do carpo” – comentou dr. Fernando Zambone.
O tratamento inicial é realizado com uso de medicações, órteses e terapias complementares como fisioterapia ou terapia da mão. Se os sintomas resistirem ao tratamento inicial deve-se considerar o tratamento cirúrgico.